Como escolher o melhor parceiro de negócios para o seu projeto de internacionalização?

O mercado internacional tem chamado cada vez mais atenção das empresas e por isso, é essencial saber como escolher o parceiro de negócios ideal.

Há alguns passos e critérios a seguir antes de efetivar as ações de internacionalização e se unir com um parceiro que conhece o mercado, fará toda diferença nos resultados.
Se sua empresa está iniciando no universo da internacionalização, é importante acessar o artigo detalhado sobre as principais estratégias para começar no mercado internacional.

Acompanhe este artigo até o final para entender como um parceiro de negócios poderá potencializar o seu projeto de internacionalização e como escolher o melhor.

1. Conhecimento consolidado no mercado internacional

Ao escolher um parceiro de negócios para te apoiar no processo de internacionalização, é interessante avaliar o seu posicionamento no mercado internacional.
Afinal, o conhecimento consolidado neste mercado, é um dos itens que fará diferença na organização do projeto e o tornará viável para o seu negócio.
É possível identificar se o parceiro possui influência no mercado mundial, avaliando os seguintes aspectos:

  • Ele tem uma boa relação e conhece fornecedores, distribuidores e outros parceiros.
  • Identifica as melhores oportunidades do mercado para a sua empresa.
  • Tem condição de fazer o mapeamento e seleção de mercados internacionais.
  • Possui cases de sucesso no mercado internacional.

Tendo um parceiro com conhecimento aprofundado no comércio internacional, sua empresa possui maiores chances de êxito na comercialização de produtos.

2. Estrutura interna para apoio à internacionalização

Entretanto, não basta que o seu parceiro de negócios seja um exímio conhecedor do mercado internacional.

Para estabelecer uma relação rentável, fique atento ao suporte prestado na estrutura que antecede a internacionalização.

Busque parceiros que orientem ou prestem suporte na criação de estratégia de marketing internacional, estabelecendo um plano de marketing e vendas para ampliar as oportunidades.

Além disso, sua empresa precisará de um estudo de viabilidade, etapa necessária para validação da operação econômica e financeiramente.

Como o projeto de internacionalização é iniciado muito antes da comercialização de mercadoria, investir em uma assessoria de comércio exterior auxiliará na execução de cada etapa.

Inclusive, esse procedimento que antecede a entrada no mercado internacional, é importante para entender quem são os potenciais fornecedores e estabelecer conexão com eles.

O seu parceiro de negócios pode fortalecer esta “ponte” e direcioná-lo para os fornecedores com potencial para investir na sua empresa.

3. Conhecimento no comércio on-line

Não é segredo que o e-commerce tem liderado os resultados do mercado internacional.

Logo, no projeto de internacionalização, sua empresa e o parceiro de negócios podem estabelecer critérios para identificar quais as melhores formas de posicionamento para os seus produtos no comércio on-line.

Isso inclui entender de gestão de marketplaces internacionais, explorar as melhores maneiras de vender seus produtos e em quais plataformas.

Além disso, para se posicionar em um mercado de concorrência internacional, é preciso planejamento de internacionalização, estudos sobre investimentos e rotina de produção.

Necessário entender também, como os produtos estão posicionados nas plataformas e isso abrange conhecimento em inbound marketing, redes sociais, posicionamento de marca e até a descrição dos itens.

Uma série de itens que demandam experiência para obtenção dos melhores resultados.

Sua empresa pode contar com um parceiro de negócios que tenha assessorias voltadas para o comércio on-line.

Como iniciar o projeto de internacionalização?

Você entendeu os critérios essenciais para iniciar o seu projeto de internacionalização escolhendo o melhor parceiro de negócios.

Para ampliar a presença no mercado internacional, é importante contar com parceiros que entendam e atuem no dia a dia das ações de importação e exportação.

A MasterInt. Group é a parceira ideal para sua empresa e possui uma gama de atividades e soluções para inserir os seus produtos no mercado internacional, com agilidade e inteligência de mercado.

Para saber detalhes e entender como estruturar seu projeto de internacionalização, entre em contato agora mesmo.

Fale Conosco