Muitas empresas sonham em ultrapassar, literalmente, as barreiras e comercializar suas mercadorias em outros países, investindo no mercado internacional e expandindo seus negócios.

Pensando nisso, separamos algumas informações relevantes para quem deseja internacionalizar uma empresa. Confira!

O que é internacionalização de empresas?

A internacionalização é a expansão das operações de uma empresa para territórios internacionais ou através deles.

Pode acontecer por meio da exportação de mercadorias ou ainda, com a importação de produtos do exterior.

Principais ganhos no processo de internacionalização

Ao decidir internacionalizar suas atividades, seja através da operação no exterior, exportação ou importação, uma empresa tem potencial para obter diversas vantagens, dentre elas:

  • Redução de custos operacionais
  • Ganho de visibilidade global
  • Conhecimento em novos mercados
  • Expansão da marca

A redução de custos operacionais pode chegar com a entrada de parceiros no processo de internacionalização e ainda, com o estabelecimento de novos procedimentos, mais rentáveis para a empresa.

Já o ganho de visibilidade global ocorre quando a empresa, expandindo seus horizontes no mercado internacional, passa a ser identificada como produtora de determinada mercadoria.

O conhecimento em novos mercados ganha força para que, entendendo da internacionalização, as empresas possam investir de maneira efetiva e rentável no seu crescimento, inclusive no mercado interno, visto que tendem a adotar padrões e exigências internacionais, agregando valor ao produto ou serviço.

E por fim, a expansão da marca, que fortalece a empresa no mercado, diante da visibilidade internacional.

A exposição amplia as possibilidades de negócio em múltiplos mercados.

Planejamento para internacionalização

Antes de colocar os produtos na esteira da exportação ou importação, é preciso planejar o processo de internacionalização.

Existem etapas importantes e que podem ser decisivas para a empresa investir em mercados internacionais.

A elaboração de um diagnóstico, avaliando, especialmente, pontos fortes, desafios e capacidade operacional, podem auxiliar na tomada de decisão.

Uma vez identificado que a empresa possui estrutura para o processo de internacionalização, é essencial verificar as políticas de vendas internacionais e as exigências comerciais, administrativas e jurídicas.

Aliás, as questões tributárias requerem bastante atenção antes do início do comércio exterior.

Dentro do planejamento mínimo para internacionalização de empresas, é recomendável que se realize pesquisas de mercado, como forma de verificar e validar informações estratégicas para as operações.

Finalizada a etapa de planejamento, é o momento de definir as ações e iniciar a execução do plano.

4 modelos de internacionalização que podem ajudar sua empresa a crescer

Entre as informações importantes sobre estratégias de internacionalização de empresas, destacam-se 4 modelos de efetivação de um negócio internacional.

Os modelos detalhados darão maior ênfase para processos de exportação, mas também se aplicam, em sua maioria, para empresas interessadas na importação de mercadorias.

  • Exportação direta

A exportação direta acontece quando a empresa fica responsável por todo processo de envio do produto. Isso inclui tanto as etapas de faturamento, quanto o procedimento logístico.

Neste caso, é conveniente que a empresa entenda de maneira mais aprofundada sobre as etapas, exigências e processos de exportação.

  • Exportação indireta

Nos casos de exportação indireta, há a intermediação da venda de mercadorias por uma empresa terceirizada, já estabelecida e posicionada no mercado internacional.

Nestas situações, a empresa terceira é quem fica responsável pela exportação, inclusive, no que diz respeito ao controle fiscal e emissão de notas.

  • Joint Venture

A definição mais comum para a joint venture a descreve como a “associação de duas ou mais empresas com um objetivo em comum, durante período predeterminado e limitado”.

Juridicamente, não se trata de uma fusão entre essas empresas, mas sim a colaboração, que pode envolver, no modelo de internacionalização, a expansão do mercado de atuação.

A formação de uma joint venture pode agregar ainda, a redução de custos na operação, facilitação de acesso aos mercados internacionais e às tecnologias.

  • Licenciamento

O licenciamento é um procedimento de internacionalização, onde as partes promovem um acordo para utilização de recursos, mediante o estabelecimento de um período e pagamento de royalties.

Como a MasterInt. Group pode ajudar a sua empresa?

Com tantas informações, é importante se organizar e entender qual o melhor direcionamento para a sua empresa e para o tipo de mercadoria que deseja comercializar.

Para isso, conte com o apoio de quem entende da internacionalização de empresas.

Entre em contato agora mesmo pelo formulário abaixo.

Fale Conosco